Professores da Faculdade de Coimbra conhecem funcionamento da urna eletrônica
Professores da Faculdade de Coimbra conhecem funcionamento da urna eletrônica
Na tarde desta quinta-feira (31), o funcionamento da urna eletrônica foi apresentado aos professores/doutores Jonatas Eduardo Machado e Maria Alexandra Aragão, da Faculdade de Coimbra (Portugal) que estão em Palmas para participar de oficinas com vistas à implantação do curso de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, realizado por meio da Escola da Magistratura do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Faculdade de Coimbra.
O presidente do Tribunal, Desembargador Marco Villas Boas explicou a eles o processo de votação por meio da urna eletrônica e a segurança que é conferida aos sistemas eleitorais através do constante aprimoramento de tecnologias para resguardar ao eleitor o sigilo e agilidade no voto.
Em seguida o servidor Valdenir Júnior esclareceu dúvidas sobre os mecanismos de processamento do voto, a impressão da zerésima, cadastro de eleitores e candidatos e apuração dos votos.
Urnas nas eleições 2012
Nas 35 zonas eleitorais foram distribuídas em torno de 4 mil urnas eletrônicas entre os 932 locais de votação e mais 3 mil seções principais. Apenas 10 urnas foram substituídas e não houve necessidade de utilizar urnas de lona.
(L.M)