Comunidade: urnas eletrônicas são cedidas para eleições da ASMETO
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) emprestou quatro urnas de votação para as eleições da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (ASMETO), que escolheu neste sábado (14) a nova Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal para o biênio 2014/2016.
Segundo o Chefe da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (SEVUE), Francisco Moura Fé, o Tribunal costuma fazer empréstimos de urnas eletrônicas e tem o ato entendido como uma forma de colaborar com a democracia, bem como, uma forma de treinamento. “É também uma maneira das pessoas tomarem gosto pela urna eletrônica,” comentou.
Ainda de acordo com Moura Fé, ele e o Secretário de Tecnologia da Informação (STI), Marco Aurélio Giralde, auxiliaram nas eleições da ASMETO com a preparação das urnas, auxilio e manuseio.
O presidente do órgão, juiz Helvécio de Brito Maia Neto, considerou importante os novos meios de votação e ressaltou que com a urna eletrônica foi garantido o resultado rápido e seguro. “Tudo isso em parceria com a Justiça Eleitoral do Tocantins”, destacou.
Empréstimo
As urnas eletrônicas poderão ser emprestadas para eleições comunitárias, de entidades de classe, grêmios estudantis e demais organizações, desde que o pedido seja feito por meio de ofício à presidência do Tribunal, com o prazo de 60 dias de antecedência da realização da eleição.
(L.M/G.C)