À Rádio CBN Diretor-Geral do TRE-TO afirma que eleição no Brasil é referência mundial

TRE-TO Debate CBN 29 de setembro de 2012
Debate Rádio CBN-Tocantins

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Francisco Cardoso participou de um debate na rádio CBN Notícias na manhã de sábado (29), ocasião em que apresentou balanço sobre os preparativos para as eleições do dia 7 de outubro. O debate contou também com a participação do diretor executivo da Polícia Federal, Delegado André Santos e do Comandante de Policiamento do Interior, Cel Eurivan Francisco Gomes.

Entrevistado pelo âncora André Araújo e pelo comentarista Emerson Alencar, o Diretor-Geral fez uma retrospectiva da evolução da Justiça Eleitoral, citando que o processo eleitoral no Brasil é uma referência para o mundo. “Temos tecnologia de ponta empregada nos sistemas eleitorais, onde muitos países têm mostrado interesse no funcionamento da urna eletrônica, na apuração de votos e em conhecer o processo eleitoral como um todo. Isso nos leva a crer que estamos no caminho certo e nos motiva a aperfeiçoar ainda mais o nosso trabalho”, destacou.

Francisco Cardoso também discorreu sobre as principais tecnologias criadas pelo TRE-TO, como o JE Connect e o SMS, no que foi elogiado pelo jornalista André Araújo: “É uma idéia simples, porém, de grande utilidade. Aproveito a oportunidade para repassar o número aos nossos seguidores do Twitter”, disse Araújo.

Segurança

Sobre os sistemas de segurança para as eleições deste ano em Palmas e no interior, o Cel Eurivan disse que o processo democrático tem se concretizado por ser um sistema célere e informatizado. Ele destacou que quando o sistema de voto não era informatizado o processo de apuração era tumultuado, demandando da Polícia Militar um conjunto de esforços para dirimir desordens. “A cada processo eleitoral percebe-se que o sistema se torna ainda mais democrático. Temos observado que a cada sucessão a população tem se conscientizado. A PM tem feito um planejamento prévio, o qual permite pontuar os itens de maior contingência”, disse.

O Diretor Executivo da Polícia Federal, Delegado André Santos disse que a partir desta segunda-feira (1º), todo o efetivo será empregado para dar suporte às demandas pertinentes às eleições. “Mais de 100 policiais estarão circulando em todo o Estado. A gente alerta os candidatos e eleitores para cumprirem o que determina a legislação eleitoral”, lembrou.

Com relação às denúncias sobre o Pleito, Santos explicou que a PF atua em duas situações: “mediante indicação do Ministério Público  e do TRE-TO. Estamos com equipes fixas em bases operacionais distribuídas em todo o Estado. Agiremos para identificar e dar conclusão aos flagrantes delitos. Percebe-se que muitos candidatos ainda relutam em não cumprir a legislação eleitoral. A PF está atenta a esses casos”, disse.

O debate foi encerrado com as considerações dos convidados, que deixaram um alerta para os candidatos: “Somente será permitido transporte de eleitores em veículos devidamente caracterizados e autorizados pela Justiça Eleitoral. É proibido o fornecimento de alimento ou qualquer outra vantagem, bem como a boca de urna”, esclareceu André Santos.

O Cel Eurivan destacou que a aplicação da Lei Seca será determinada pelo Juiz da Comarca e que no dia do pleito o Juiz é quem determina a portaria estabelecendo ou não a Lei Seca.

Já o diretor-geral do Tribunal destacou que nas próximas eleições será implantada a biometria em Palmas e que o TRE-TO tem todas as condições de atingir a meta estipulada pelo TSE.

(LM)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 09h às 19h

Acesso rápido