Presidente do TRE-TO apresenta FASE III da Biometria aos juízes eleitorais das 1ª e 29ª ZEs
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas apresentou o projeto Biometria FASE III aos juízes eleitorais Dra. Julianne Marques (1ª ZE) e Dr.Marcelo Faccioni (29ªZE), na tarde desta terça-feira (18). O objetivo da reunião foi mostrar o planejamento das macro-atividades relacionadas à execução do projeto.
Participaram também da apresentação, o diretor-geral do TRE-TO, Francisco Cardoso, os chefes de cartório, Amilton Brasileiro (1ªZE) e Adielson Gonçalves (29ª ZE), o secretário de Tecnologia da Informação, Jader Gonçalves que expôs o planejamento das atividades de Biometria – FASE III, a Comissão de Apoio ao Projeto e a assessora de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial, Lara Alves Araújo.
A próxima etapa da Biometria abrangerá cerca de 20% do eleitorado composta pelo eleitorado da 1ª Zona Eleitoral sediada em Araguaína e em Palmas (29ª ZE). A fase está prevista para ser realizada no período de março de 2013 a março de 2014.
Foram apresentados o Kit Biométrico, o processo de biometria nas fases anteriores, a previsão de atendimento do eleitorado, guia de boas práticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante a exposição, o presidente do TRE-TO, Des. Marco Villas Boas afirmou “sou entusiasta desse trabalho e é para isto que estamos envolvidos nesse esforço em nome dos nossos eleitores”.
Após a exposição do projeto, os presentes discutiram sobre a estrutura que será utilizada, possíveis forma de atendimento ao eleitor, as adaptações e uso do kit biométrico.
Biometria
A Biometria utilizada na Justiça Eleitoral é um sistema que reconhece as impressões digitais dos eleitores em urnas eletrônicas através do leitor de identificação biométrica e exclui a possibilidade de fraude no procedimento de votação.
São realizadas fotografias, coletas de assinaturas e digitais dos eleitores. O processo de identificação deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando com todo o banco de dados disponíveis.
No Tocantins, a primeira fase aconteceu no ano de 2009, em Alvorada (14ª ZE) e Pedro Afonso (23ª ZE). Já a segunda, ocorreu em 2011 nas Zonas Eleitorais de Paraíso do Tocantins (7ªZE), Gurupi (2ªZE) e município de Tupirama pertencente a 23ª ZE. As primeiras duas fases somadas recadastraram cerca de 13% do eleitorado.
(P.V.)