TRE-TO finaliza treinamento de servidores dos Cartórios Eleitorais para as eleições
No mês de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Seção de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação (SECAP) e da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE), realizou treinamento com os servidores dos Cartórios Eleitorais para atualização dos conhecimentos acerca das demandas vivenciadas no dia das eleições
O curso também foi uma possibilidade de encontro entre os servidores das diversas regiões do Tocantins com a Secretaria do Tribunal. Neste sentido, experiências distintas puderam ser compartilhadas, trazendo a tona um panorama da diversidade de demandas das Zonas Eleitorais por todo o estado.
Existem cartórios que lidam com locais de votação de difícil acesso como as aldeias e assentamentos no interior, atingidos por meio de estradas trafegáveis apenas por carros 4 x 4. Estes relatos são importantes para conhecimento de técnicos das ZEs mais urbanas, como Palmas (29ª ZE), Araguaína (1ª e 34ª) e da própria Secretaria do TRE-TO.
“A questão nem sempre é a distância, mas as condições das estradas. Do Cartório até a Aldeia Rio Vermelho são 50 Km, mas leva-se 1h a 1h30 para chegar” disse o chefe do cartório da 32ª ZE (Goiatins), Devarte Rocha Junior.
As turmas foram divididas entre servidores que já tem muita experiência em eleições, intermediários e iniciantes, que participarão do processo pela primeira vez. Os assuntos abordados foram os sistemas eleitorais, urnas eletrônicas e mesários, com etapas de simulação.
Segundo informações do relatório de avaliação da SGP, SECAP E COEDE, a capacitação atingiu seu objetivo, com saldo positivo para os participantes, que apontaram boa estrutura material e pessoal do Tribunal.
A partir de agora, os técnicos repassarão os conhecimentos ao restante das equipes dos Cartórios Eleitorais, entre eles os mesários voluntários, para que tudo ocorra bem no dia 7 de outubro.
(A.S.)