Agentes da Democracia mobiliza alunos em Dois Irmãos do Tocantins
“Agentes da Democracia” mobiliza alunos em Dois Irmãos do Tocantins
O projeto “Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro” esteve no munícipio de Dois Irmãos, que pertence a 28ª Zona Eleitoral do Estado, conscientizando cerca de 100 jovens e adolescentes sobre a importância do voto consciente e da participação no processo eleitoral.
O projeto é promovido pela Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE/TO). As atividades aconteceram no Colégio Estadual Castelo Branco.
O juiz da 28ª ZE de Miranorte, Cledson José Dias Nunes prestigiou do evento e ressaltou a importância de estimular os jovens a participarem ativamente do processo político-eleitoral “Essa iniciativa pioneira da Escola Judicial Eleitoral do TRE-TO, contribuirá para a formação de eleitores mais conscientes e, portanto, mais exigentes, que participarão de forma mais ativa da política. A partir daí poderemos ter políticos com novas práticas, que visem ao interesse público e à melhoria da qualidade de vida da população. E já é possível sentir mudanças: os alunos normalmente chegam resistentes para falar de política ou apenas fazem brincadeiras sobre o assunto. Depois das palestras e dos jogos interativos, observa-se uma mudança de postura, com discursos mais críticos e com relatos de interesse de participar das discussões políticas. Desejo que esse projeto se torne uma ação permanente”.
A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral e O Político do Futuro: com o poder vêm grandes responsabilidades foram os temas abordados pelo servidor do TRE-TO, Denilson Mariano durante palestra aos jovens.
Os alunos também participaram de um jogo interativo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre cidadania, democracia, processo eleitoral, corrupção, voto consciente, entre outros. Além de uma votação simulada nas urnas eletrônicas.
Finalizando as atividades da semana, nesta sexta-feira (14/9), os alunos do Colégio Estadual de Araguacema receberão as atividades do projeto.
(Eva Bandeira - ASCOM TRE-TO)