Projeto da EJE - TO, "Agentes da Democracia" é lançado em Colméia e contemplará 70 escolas no Estado
Projeto da EJE - TO, "Agentes da Democracia" é lançado em Colméia e contemplará 70 escolas no Estado
Despertar o interesse e a participação dos jovens na vida política do país é um dos fatores que contribuem para o fortalecimento da democracia. Por isso, a Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), lançou na tarde desta sexta-feira (2/3), o projeto “Agentes da Democracia - formação de eleitores e políticos do futuro”, no Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, em Colméia, sede da 16ª Zona Eleitoral.
O evento contou com a presença de cerca de 500 alunos, que participaram de palestras com os temas: "A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral”, ministrada pelo servidor da EJE, Denilson Mariano, e “O Político do Futuro: com o poder vêm grandes responsabilidades”, ministrada pelo assessor jurídico do TRE-TO, Adilson Cunha Silva.
Os alunos também participaram de atividades interativas como jogo de tabuleiro e as eleições simuladas na urna eletrônica. A pesquisa de satisfação do evento também está sendo realizada em uma das urnas.
A diretora da EJE, vice-presidente do TRE-TO e corregedora eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, destacou o apoio incondicional da presidência do Tribunal nessa missão de preparar os jovens para o exercício da cidadania. "Não existe democracia sem educação cidadã e, nesse contexto, entendemos ser necessária uma participação ativa da Justiça Eleitoral na formação direta de eleitores e políticos do futuro", ressaltou a desembargadora.
"Como representantes do Pode Judiciário devemos dialogar com os estudantes, que participarão do processo eleitoral pela primeira vez, para explicar a importância do voto consciente e como a política pode afetar diretamente a vida deles", avaliou o juiz eleitoral Ricargo Gagliardi.
O diretor Regional de Educação, padre Milton, falou sobre a importância da implementação dos grêmios estudantis nas escolas. "O fortalecimento dos grêmios estudantis estimula o engajamento dos alunos em ações de cidadania, como participar das decisões tomadas dentro da escola, e esse é o primeiro contato desses jovens com a política", disse.
Para a Coordenadora do Projeto, Ana Carina Souto, "foi uma grata satisfação presenciar o entusiasmo e energia com que os alunos e professores receberam o projeto: este é o maior objetivo de nossas ações, além de servir de motivação para toda equipe continuar engajada".
"Nós somos o futuro então não podemos esperar a mudança de quem já está no poder. A mudança deve partir de nós pra que tenhamos um futuro melhor", revelou a presidente do grêmio estudantil,Monalisa Ribeiro, de 15 anos.
Escolas
Participaram também do evento os alunos do 9° ano da Escola Estadual Arizinho.
Na primeira etapa, o projeto percorrerá, até o próximo dia 8 de maio, todas as Zonas Eleitorais do Tocantins, atendendo 70 Escolas Estaduais, e visa conscientizar, capacitar, mobilizar e incluir social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino.
Cronograma
Entre os dias cinco e 14 de março, a equipe a Escola Judiciária Eleitoral estará realizando atividades em 11 escolas na Região Norte do Estado, localizadas nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Itaguatins, Tocantinópolis, Xambioá e Wanderlândia.
Autoridades
Participaram do lançamento do projeto em Colméia, o diretor executivo da EJE, magistrado Henrique Pereira dos Santos; o promotor eleitoral, Guilherme Cintra; a representante da Câmara Municipal de Colméia, vereadora Nilza e a diretora da Escola Estadual Serra das Cordilheiras, Angelita Maria Lima, além do corpo docente da Escola e outras autoridades municipais.