EJE/TO: Estudantes de Araguatins participam do projeto "Agentes da Democracia"
EJE/TO: Estudantes de Araguatins participam do projeto "Agentes da Democracia"
Para levar informação de forma lúdica e interativa para os jovens eleitores que participarão do processo eleitoral pela primeira vez, o projeto “Agentes da Democracia - formação de eleitores e políticos do futuro”, esteve no Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem, em Araguatins, nesta segunda-feira (5/3).
O projeto está sendo realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE/TO) e contou com a participação de cerca de 490 alunos.
O servidor Denilson Mariano, ministrou a palestra "A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e orientou os adolescentes a analisarem as propostas dos candidatos bem como o partido em que estão filiados, pois isso influenciará na organização política do sistema. "Voto não tem preço, tem consequência, por isso, a realidade é um reflexo das nossas escolhas", ressaltou.
Utilizando uma linguagem acessível, o servidor Adilson Cunha usou a frase do filme "O Homem Aranha" para ministrar a palestra: “O Político do Futuro: com o poder vêm grandes responsabilidades”, provocando assim a reflexão sobre o que é a política.
"A política existe para possibilitar a vida em sociedade, bem como para respeitarmos a escolha dos outros, quando se fala em política estamos falando também sobre liberdade, ou seja, o nosso poder de escolher, o que queremos para a nossa vida e o nosso futuro", explicou o servidor da Justiça Eleitoral.
Os adolescentes também fizeram perguntas e esclareceram todas as dúvidas sobre a segurança nas urnas eletrônicas, voto impresso, voto nulo, entre outros temas.
A estudante Larissa Silva, de 15 anos, contou que está ansiosa para votar pela primeira vez. "Esse evento aqui na escola nos ajudou a compreender como é o processo eleitoral e a importância de escolher muito bem os nossos representantes", ressaltou.
Além das palestras, os alunos participaram de um jogo interativo de tabuleiro com perguntas e respostas abordando relevantes temas como cidadania, democracia, processo eleitoral, corrupção, voto consciente, entre outros. A dinâmica foi conduzida de forma descontraída, mas com muita informação, pelos servidores Juliana Marques Bringel e Paulo Vitor Gutierrez.
Ainda durante o evento, a Coordenadora Ana Carina Mendes Souto e a Pedagoga do Projeto Elisandra Bega, estiveram reunidas com o diretor da escola, major Márcio Almeida, e ressaltaram a importância dos professores trabalharem os temas abordados em sala de aula.
O diretor agradeceu a presença da Justiça Eleitoral do Tocantins e destacou que os assuntos abordados irão provocar uma mudança de comportamento nos alunos. "Tenho certeza que todas as informações serão reforçadas dentro do nosso conteúdo pedagógico", garantiu.
Atendimento especial
O chefe de cartório de Araguatins, Antônio Fabio Santana, garantiu que realizará um atendimento especial para os jovens que irão se alistar pela primeira vez no período de 12 a 16 de março.
Cronograma
O projeto percorrerá 70 Escolas do Tocantins, a equipe da EJE/TO estará na Região Norte até o dia 14 de março, onde visitarão nove escolas nos municípios de Augustinópolis, Axixá, Itaguatins, Tocantinópolis, Xambioá e Wanderlândia.
Gabriela Almeida (ASCOM/TRE-TO)