Agentes da Democracia: Em Gurupi estudantes recebem atendimento para alistamento eleitoral, palestras e atividades interativas
Agentes da Democracia: Em Gurupi estudantes recebem atendimento para alistamento eleitoral, palestras e atividades interativas
Os servidores da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi realizaram, nesta quarta-feira (25/04), mais uma ação para garantir a participação do jovem nas Eleições 2018. Desta vez, a equipe foi até o Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, descentralizando o atendimento e aproximando mais os jovens eleitores dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral.
Já nesta quinta-feira (26/04), novas escolas de Gurupi receberão o projeto Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro. As ações acontecerão no Centro de Ensino Médio de Gurupi, no período da manhã e no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, à tarde. Na sexta-feira (27/04) será a vez dos alunos da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, nos períodos da manhã e tarde.
Nas duas escolas o projeto será desenvolvido com a palestra: “A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e “O Político do Futuro: com poder vêm grandes responsabilidades”, além de atividades interativas como: jogo de tabuleiro, eleições simuladas na urna eletrônica e alistamento eleitoral. “O Projeto esta sendo realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins (SEDUC).
As ações integram a primeira etapa do projeto, que está percorrendo todas as Zonas Eleitorais do Tocantins, atendendo 70 Escolas Estaduais para conscientizar, capacitar, mobilizar e incluir social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública. Além disso, os objetivos também são despertar para a importância do voto, preparando aqueles que irão participar das decisões políticas fundamentais do país, formando cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática.
A ação conta com atendimento especial para os jovens alunos que irão tirar o título de eleitor e votar em 2018 pela primeira vez. Uma parceria com o Cartório Eleitoral que recebe os jovens com muito carinho e oferece a logística necessária para realização do alistamento eleitoral.
O projeto é desenvolvido pelo TRE-TO, por meio da Escola Judiciária Eleitoral EJE/TO, e tem levado informações sobre como são realizadas as eleições, bem como esclarecendo dúvidas sobre a segurança nas urnas eletrônicas, o voto nulo, voto de legenda e muitos outros assuntos.
Lília Mara - ASCOM-TRE-TO