TRE-TO realiza auditoria para recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001/2015

Trabalho de verificação dos processos segue até sexta-feira, 21.

TRE-TO realiza auditoria para recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 90...

Buscando a recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001/2015, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu início, nesta segunda-feira (17/08), ao processo de auditoria externa realizado pela certificadora QMS. O plano de trabalho segue até sexta-feira (21/08).

A auditoria é realizada de forma remota e vai abranger todos os 20 processos estabelecidos no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Justiça Eleitoral do Tocantins. Durante a reunião de abertura dos trabalhos, o auditor Eduardo Tortorette destacou como a certificadora avalia os processos e falou sobre o funcionamento da auditoria de recertificação. “Tem o mesmo caráter de qualquer outra auditoria da ISO, que é verificar a conformidade dos processos em relação aos requisitos da norma Iso 9001/2015; porém, na recertificação a gente verifica todos os processos e, por isso, tem carga de trabalho maior. Neste caso, o plano de auditoria terá cinco dias de duração”, explicou.

Cerca de 30 pessoas participaram da reunião de abertura. Além dos gestores de processos e secretários, estavam presentes o coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral, José Machado dos Santos, o juiz eleitoral Arióstenis Guimarães Vieira - presidente do Comitê de Priorização 1º grau, e o diretor geral do TRE-TO, Francisco Cardoso. “O trabalho de auditoria é uma oportunidade de melhorar nosso trabalho. Passamos recentemente pela auditoria interna, também feita de forma remota, e foi muito produtiva. Então estamos sempre buscando melhorar nossos processos, fortalecendo nosso Sistema de Gestão da Qualidade cada dia mais”, destacou o diretor geral.

Cronograma
Logo após a abertura oficial dos trabalhos foi realizada a primeira reunião de auditoria com a alta direção do Tribunal. Durante a conversa, o auditor perguntou sobre as novas rotinas de trabalho com a pandemia e o diretor geral falou sobre as medidas adotadas para manter o funcionamento da instituição neste período. “Suspendemos o trabalho presencial em março e o primeiro enfoque que demos foi relacionado à saúde do servidor. Em relação ao trabalho, passamos por um momento de aprendizado para nos organizarmos e mantermos a produtividade. Em todo esse período não tivemos prejuízo em relação ao andamento dos processos; na verdade, avançamos em muitos sentidos nos últimos meses”, destacou Cardoso.
Nesta segunda-feira, os trabalhos seguem com análise documental dos processos - fase inserida na realização da auditoria remota. Ja na terça-feira (18/08) o primeiro processo a ser auditado será Gestão de Bens e Serviços.

Certificação
O Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO foi certificado pela primeira vez, conforme a norma ISO 9001, em 2005, tendo como escopo os processos de realização das eleições. Esta certificação significa que o Tribunal foi reconhecido pela metodologia utilizada para realizar eleições e possui padrão de excelência segundo as normas internacionais de qualidade.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido